quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Promessa de Desenvolvimento

A constante evolução dos media tem vindo a criar condições para uma maior disseminação da aprendizagem interactiva online. Novas versões da Internet, acesso global mais adequado e uniforme, emergência de novo software social ou a constituição do movimento open-source, são exemplos dessa evolução que deve ser aproveitada para o fortalecimento da aprendizagem em contexto educativo online. Assim os educadores, deste meio de aprendizagem, devem ter a percepção das novas tendências tecnológicas na sociedade e a sua, natural, emergência na sala de aula virtual.
Os problemas actuais com o uso da Internet, as debilidades sentidas e o seu contínuo crescimento, potenciam o desenvolvimento de novas versões que visam aumentar a velocidade, a segurança, a rapidez da pesquisa e a facilidade da utilização.
Em muitos quadrantes do mundo em desenvolvimento existem dificuldades em sustentar as comunicações suportadas por computador e os próprios sistemas de acesso, muitas vezes, não têm a viabilidade requerida. Neste contexto, o acesso à Internet deve ter em conta as realidades socioeconómicas e tecnológicas destes países, o que origina uma maior adopção e utilização das novas tecnologias, nomeadamente o wireless, energias alternativas ou o uso do telemóvel como alternativa ao computador.
O software social, ou seja o suporte que possibilita a interacção em comunidade, tem vindo a impor-se nos nossos dias, muitas vezes como uma moda passageira, num largo espectro de utilizadores da Internet. Exemplos de software social como o facebook, hi5, blogues, wikis, fóruns da internet ou jogos online em rede, podem originar um défice de socialização cara a cara e fortalecer o convívio virtual. Contudo, no âmbito educacional, alguns destes softwares constituem um instrumento muito interessante para o desenvolvimento do trabalho cooperativo e colaborativo ou, pontualmente, para uma abordagem alternativa a determinados conteúdos programáticos que permitam a construção do conhecimento.
O movimento open-source aparece como uma real opção ao poder que os fabricantes de software tradicional foram adquirindo com o desenvolvimento brutal das novas tecnologias. O sistema operativo Linux é um exemplo prático da credibilidade, qualidade e consistência que este movimento adquiriu e que actualmente é apoiado por empresas significativas e entidades governamentais de vários países.
Estas novas tendências tecnológicas e comunicacionais, num mundo em constante mutação, representam uma oportunidade para a educação em geral e para a educação à distância em particular. O futuro passa por aqui e as implicações deste facto estão aí para todos os educadores.
Bibliografia - Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Athabasca University.

Sem comentários:

Enviar um comentário