terça-feira, 17 de maio de 2011

Os Media na Formação à Distância

O papel que os media desempenham na formação à distância pode ser abordado em três vertentes: (i) a relação que esses media têm com a aprendizagem, (ii) o impacto do media sobre a percepção de isolamento dos alunos e (iii) a função do ensino em relação às necessidades individuais de aprendizagem.
Uma longa lista de autores tem-se debruçado na análise e compreensão desta realidade, dando importância à forma como as comunidades de aprendizagem se constituem e, sobretudo, ao modo como se relacionam e ao que realizam no seu seio. Esta perspectiva torna-se mais importante, do que, propriamente, o local e o tempo em que pode ocorrer a aprendizagem. Para além de permitir o desenvolvimento e a consolidação das comunidades de aprendizagem, os media contribuem para a aprendizagem individual e a consequente redução da distância transaccional.
Vários estudos reconhecem que os estudantes online percepcionam a distância transaccional de forma diferente, o que deve ser compensado com múltiplos modelos de interacção, envolvendo a existência de um professor ou de uma equipa de professores para apoio, mas de forma ajustada, não só às necessidades do percurso de aprendizagem, mas, principalmente, às preferências dos próprios alunos.
O êxito dos alunos, inseridos numa comunidade online, pressupõe a utilização eficaz dos meios tecnológicos e recursos técnicos à sua disposição, a excelência da orientação e moderação que deve ser exercida pelo professor ou pela equipa de apoio, mas igualmente, pelas características e capacidades do próprio aluno, assim como, a sua preferência por este tipo de aprendizagem, que se quer colaborativa, cooperativa e autónoma.
Assim, a aplicação e a forma como são utilizados os media, por parte dos alunos, é mais relevante do que a actuação do professor, bem como, para o sucesso dos alunos na sua aprendizagem, conta mais a prática do professor com a tecnologia partilhada do que a experiência de ensino que este possa possuir.
Este somatório de circunstâncias deve constituir o edifício onde o estudante consiga adquirir e exercitar as suas competências e capacidades, através da assistência via media, e, desse modo, atingir os seus objectivos e finalidades pessoais.

Bibliografia - Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Athabasca University.

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